segunda-feira, 30 de junho de 2008

Entrevista

Olá! Este é o meu primeiro artigo para DungeonComics, o primeiro de muitos espero eu.
Este artigo é uma entrevista que eu decidi fazer ao actual Campeão nacional de Magic: the Gathering, Fábio Rodrigues. Desde que jogo Magic que conheço o Fábio, e talvez seja essa a razão de ele ser como um jogador-modelo para mim, talvez pela sua serenidade enquanto joga, pelas suas qualidades, que derivam maioritariamente da sua experiência como jogador, penso eu.

Actualmente o Fábio tem 1895 pontos no Ranking da DCI em constructed e está em 33º lugar a nível nacional (O que lhe garante apuramento directo aos nacionais deste ano), sendo o seu mais alto um 6º lugar no rank, logo após ter ganho o Nacional de 2007.

JS – Eu
FR – Fábio Rodrigues
------------------------------------------
JS - Olá Fábio! Tudo bem?
FR - Tudo fino.
JS – Então como te correram os regionais em Évora?
FR – Apesar de 2 derrotas, numa das quais concedi para um amigo que precisa de apuramento, correram bem.
JS – Que deck levaste? Mostra-nos uma decklist também, se não te importares.
FR – RG Mana Ramp

//Creatures
4 Wall of Roots
4 Chameleon Colossus
4 Tarmogoyf
3 Cloudthresher
1 Stuffy Doll

//Other Spells
4 Skred
4 Into the North
4 Firespout
4 Harmonize

//Lands
4 Primal Command
6 Snow-Covered Forest
6 Snow-Covered Mountain
4 Highland Weald
4 Treetop Village
2 Mouth of Ronom
2 Fire-Lit Thicket

# 60


Sideboard:
3 Faerie Macabre
3 Mwonvuli Acid-Moss
3 Krosan Grip
2 Murderous Redcap
4 Firespout
# 15

JS – Porquê RG Mana Ramp?
FR – Porque eu não queria jogar nem de Reveillark nem de fadas e os elfos já estavam emprestados.
JS – Ficaste em que lugar?
FR – Não cheguei a ver a classificação, mas penso que fiquei em 14º.
JS – E isso aconteceu porquê? Isto é, que achas que se passou contigo ou com o deck para ficares num lugar tão baixo para um jogador da tua qualidade?
FR – Na 2ª ronda fui paired com um amigo meu que foi do Algarve comigo (ele estava com os elfos) e eu, como já disse antes, concedi para ele, por ser meu amigo e porque ele precisa de fazer top8 e eu estou apurado para os Nacionais por rank, apesar de termos jogado e eu ter ganho 2-0. Depois tive um pouco de azar porque na 3ª ronda fui paired contra o pior matchup de Mana Ramp, Reveillark, que não me deu hipótese.
JS – Contra que decks jogaste? E qual deles o pior?
FR – 1ª ronda RG elementals, 2ª Elfos, 3ª Reveillark, 4ª Elfos, 5ª RG Burn, 6ª Fadas. O pior de todos foi Reveillark, como já disse antes. É um matchup muito mau para o lado do RG Mana Ramp, com tanto bicho e tanta funcionalidade do deck, os recursos do Mana Ramp acabam por esgotar.
JS – Qual era o deck predominante no evento? Se souberes claro…
FR – Penso que eram Mana Ramp e Reveillark.
JS – Que tipo de ambiente estava lá? Um ambiente tenso e de nervosismo ou um ambiente barulhento e relaxado?
FR – De manhã estava tudo nervoso, como de costume, mas depois o pessoal acostumou-se ao ambiente e relaxou :)
JS – Que decks pensas que possam jogar mesmo depois de Eventide?
FR – Fadas, sem duvida alguma.
JS – Já agora, o que achas das cartas conhecidas?
FR – Ainda não as vi.
JS – Quero pedir-te uma pequena especulação. Através do Orb of Insight de Eventide sabe-se que vai sair uma carta com o número 100 nela contida. Que carta pensas que possa ser? Descreve a carta, ou faz a sua estrutura (Com ou sem nome, como quiseres).
FR – Esta é difícil... Deve ser algo do género:
[Nome da carta] 4WW
Encantamento (Rare)
No início da sua manutenção, se um oponente tiver 100 ou mais pontos de vida você ganha o jogo.

JS – Mas voltando ao tema dos Nacionais, que deck pensas levar? Vais manter-te fiel ao verde e vermelho ou talvez mudes? Visto que, ultimamente, só tens jogado RG em t2. Primeiro, ganhaste o Nacional de 2007 com um RG Aggro e agora foste ao Regional de Évora com um RG Mana Ramp.
FR – Depende muito da edição de Eventide. Por acaso saí-bem com o RG Aggro do Tomoharu Saito, mas também com um Mogg Fanatic sempre a cair na mesa ao primeiro turno pudera…
JS – Que lugar queres no mínimo fazer? Talvez Top4 para teres acesso aos Worlds, não?
FR – Não. Quero renovar o título, e como é óbvio ter uma boa prestação ao longo de todos os torneios que vá e principalmente no Worlds.

E pronto, foi assim a nossa conversa. Espero que tenham gostado e aproveito para agradecer ao Fábio o tempo que disponibilizou, e que tenha boa sorte nos Nacionais e se possível nos Worlds!

Sem comentários: