quarta-feira, 16 de abril de 2008

O Magic e a evolução. O primeiro passo.




O Magic é um jogo em que é o próprio jogador que define o tipo de jogador em que se vai tornar ao longo do tempo. Não sendo novidade nenhuma existem vários tipos de jogadores, aqueles que jogam Magic Casual, os que jogam Magic Competitivo e os que jogam Magic Profissional, no entanto muitos dos jogadores a nível competitivo/profissional também jogal Magic Casual. No meu caso apenas jogo Magic competitivo (Torneios Locais, Pro Tour Qualifiers) e Magic Profissional (Grand Prixs e Pro Tours).

Neste artigo partilho um bocado da expência que tenho e do que me aconteceu ao longo da carreira de jogador desde casual até profisional com o objectivo de incentivar e dar algumas sugestões que podem facilitar a evolução como jogador de magic.

Aproximadamente a 10 anos atrás foi quando comprei o meu primeiro baralho de cartas, tendo começado logo após o release da edição Tempest. Durante algum tempo joguei magic casual com os meus amigos das escola e vizinhos. Nesta altura ainda não fazia ideia que existiam torneios, e a falta da internet fazia com que fizessemos os nossos próprios decks com os boosters que comprávamos no dia-a-dia.
Passado um ano comecei a ter conhecimento dos torneios e acabei por comprar o meu primeiro baralho de construído que na altura foi o Sligh Red (Esferas de raios, Pergaminhos, Jackal Pups, etc…) , que acabou por ser roubado na escola, e muito triste com essa situação deixei de jogar magic e vendi todas as minhas cartas ao desbarato. Este é um erro comum que a maioria dos jogadores de magic comete.
No ano de 2002 voltou a surgir o interesse pelo jogo novamente quando vi os meus amigos a jogarem, e nessa altura voltei a montar o meu deck de construído mais uma vez num arquétipo Aggro/Beatdown vermelho e verde (época de invasion e odyssey). Joguei torneios até 2004 e mais uma vez fiz uma pausa no magic. No final do ano de 2005 convenceram-me a jogar o último regional dessa época no qual fiz top 4 (Limited) mas não me consegui qualificar ficando por aí nesse ano. Continuei a jogar magic e em 2006 após muita dedicação e treino sempre com o mesmo deck (desta vez Tron UR) qualifiquei-me para o Nacional no segundo regional que joguei. Fiquei bastante entusiasmado por me ter qualificado para o Nacional pela primeira vez e isso motivou-me a treinar bastante no Clube local e no programa de computador Magic Online juntamente com os outros jogadores.
Fruto deste treino e dedicação foi o 3º lugar no Nacional, que me levou ao 5º lugar no Mundial no qual usei o deck Red Green Beatdown para tipo 2 e Boros Deck Wins para Extended. No meu 3º Pro Tour no Japão, Yokohama voltei a fazer top 8 mais uma vez com um deck Red Green de bloco mas do tipo Mid-Range, significando isto que poderia funcionar como Aggro(Beatdown) ou como Aggro-Control.
Com a experiência que ganhei ao longo de todos estes anos e torneios, a sugestão que deixo a quem quiser dar o seguinte passo, é descobrir o seu tipo de deck/estratégia e treinar muito bem essa mesma estratégia. A minha escolha de deck é sempre feita baseada naquele que mais me agrada e com que me divirto mais a jogar e não por ser o melhor deck, ou porque foi o deck que ganhou o Pro Tour X ou Y. Estar constantemente a mudar de deck é um erro que se deve evitar sériamente, porque não é o deck que vai tornar num melhor jogador, prova disso basta pensar nos decks que usei no mundial e em Yokohama, não eram os melhores, mas era uma estratégia com a qual estava muito familiarizada e sabia o que fazer contra todo o tipo de decks e situações. Lembrem-se que não podemos correr antes de sabermos andar. Muitos jogadores profissionais usam este método e jogam com os decks que melhor lhes agradam e temos um bom exemplo Nacional com sucesso, Tiago Chan que faz sempre a escolha de deck para o seu tipo de estratégia.
Ganhar também é importante mas não é por um torneio correr mal ou por se ficar em último que se tem de mudar de deck ou desmotivar. Uma sugestão para ganhar mais nos torneios locais é conhecer os oponentes e os decks que vão usar. Toda a informação é útil, e usando essa informação pode-se criar estratégias de sideboard e mesmo algumas alterações de main deck para ganhar aos outros jogadores habituais. Todas estas aplicações no magic vão melhorar o nível de jogo e naturalmente os resultados começam a aparecer.
Magic Online: Para os que tiverem possibilidade o Magic Online é uma ferramenta muito vantajosa para aqueles que quiserem evoluir para um nível competitivo, e uma vez que estejam no nível torna-se indespensável, para além do facto que no magic online não se pode voltar atrás, assim o mínimo erro pode mudar o curso do jogo, ronda ou mesmo do torneio por completo obrigando assim o jogador a ganhar um nível de concentração maior, que normalmente nos torneios locais um erro mínimo em certas situações acaba por se deixar mudar ou voltar atrás. Outra vantagem é o factor de se estar a jogar em casa ou noutro lugar a qualquer altura do dia não estando dependente dos horários semanais para os torneios locais.


Espero que este pequeno artigo faça alguma diferença para algum jogador e boa sorte para os vossos torneios.

Paulo Carvalho

1 comentário:

Unknown disse...

comentario show nunca participei de nenhum torneio !!! so locais msm .....sou de linhares ES me add ai no msn klubs@hotmail.com pra gente trocar algumas informaçoes !!! abraços