sexta-feira, 4 de abril de 2008

Magic Teórico: "Habilidades" no Magic


Olá a todos,Hoje vou falar de certas "habilidades" que ocorrem no magic, formas que os jogadores utilizam para fazer do magic um jogo menos aleatório. Algumas destas formas são completamente legais, como por exemplo jogar melhor que o adversário, ser mais conhecedor das regras do jogo, do metagame, das estratégias de sideboard, entre outras... Mas não é destas que vou falar hoje.
Comecemos pelo início, o baralhar. Esta é uma das fases do jogo em que os olhos dos jogadores têm de estar bem abertos, pois as formas de tornar o jogo menos aleatório passam quase todas por aquí. As formas de fazer batota nesta fase são várias, mas destaco a mais habitual, que é separar as cartas do baralho pela ordem terreno, não terreno, não terreno. Devo-vos chamar a atenção para o facto de que isto não é ilegal, desde que o vosso oponente baralhe depois de forma a tornar aleatória a ordem das cartas no baralho. Mas muitas vezes isto acontece sobretudo no primeiro jogo, em que o vosso oponente chega à mesa já com a ordem estabelecida, dá 2 baralhadelas e vos dá para partir. Estejam atentos a isto!!! Como podemos detectar este tipo de situações? No primeiro jogo observem a forma de baralhar do vosso adversário e se virem que ele baralha como se estivesse a partir (esta forma de baralhar não altera a ordem das cartas no baralho, apenas a posição), devem ficar desconfiados. O meu conselho é, ou chamar o árbitro de imediato, ou fazer um pile shuffling de 3 montes e esperam pela reacção do vosso adversário. Se ele pestanejar, chamem o árbitro!!! Decerto ele irá encontrar um padrão nos três montes. Como é obvio, nunca partam!!! Baralhem sempre, invariavelmente, independentemente do adversário. Esta é a melhor forma de prevenir este tipo de habilidades.~

Outra desta habilidades, que é mais ou menos ilegal é o trash talking. O trash talking consiste em falar com o adversário de modo a quebrar a concentração deste, o que leva a jogadas menos conseguidas. Acreditem que muita gente faz isto e que custa jogos!!! De entre as várias formas de trash talk destacam-se duas: a do "amiguinho" e a do conflituoso. A do amiguinho consiste em falar, sempre de bom tom com o adversário mas tentando desviar a atenção deste do jogo. A forma mais conflituosa consiste em tentar enervar o adversário, discutindo com ele por tudo e por nada. Há duas maneiras de se defenderem do trash talking, conforme a qualidade do jogador. Se fores mesmo muito bom, aproveitas o facto de o teu adversário estar falador para jogares com telepatia na mesa, pois quanto mais ele fala, mais informação dá sem se aperceber. Se fores só bom, tens sempre a hipótese de chamar o arbitro, que o mandará basicamente calar, mas muitas vezes basta um simples sorriso do tipo "ya, foi uma boa tentativa..." para desmotivar o adversário deste tipo de tácticas. O segredo principal é, não apenas ter confiança nas nossas capacidades, como dar isso a entender ao nosso adversário.

Bem, e continuando nos "mind games", vamos ao bluff. O bluff consiste basicamente em dar a entender ao teu adversário algo que não é verdadeiro. Um exemplo clássico de bluff é na utilização dos counterspells. Quantas vezes nos rodamos e deixamos "casualmente" duas manas azuis desviradas, apesar de não termos o contra na mão? Isto é bluff, estamos a tentar fazer o nosso adversário acreditar que temos um counterspell. Não há uma boa forma de um jogador se defender dos bluffs, isto é um jogo que se baseia na capacidade dos jogadores lerem o terreno de jogo e tentarem adivinhar a mão do oponente, no sentido de conseguirem a melhor jogada a cada turno.
Treino e experiência aquí são as melhores armas.
Com certeza existem outras "habilidades", mas estas são as mais comuns.

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