[Breve explicaçao:Em draft, normalmente jogam 8 pessoas. A cada jogador sao dados 3 boosters (as ediçoes dependem). Depois, cada jogador abre um desses boosters, escolhe uma carta e passa as restantes ao jogador à sua esquerda. O processo continuaate que nao restem mais cartas para escolher (pick). Depois, faz se o mesmo com o 2º booster, com a diferença de este ser rodado para a direita, e com o terceiro volta-se a rodar para a esquerda. No fim deste processo, cada jogador tera 45 cartas e com elas tera de construir um deck, com um minimo de 40 cartas (terrenos incluidos).]
Tudo muito facil ate agora certo? Mas... e como criar um deck funcional com apenas estas cartas para escolha? Com este artigo pretendo dar algumas dicas sobre como draftar, estrategias e quais as bombas que circulam actualmente em draft e que, segundo a minha opiniao, ganham jogos.
1º. Atitude:
Durante um draft, a tua atitude é muito importante. Nao estejas com um ar desanimado, mas tambem nao sejas condescendente para com os outros. Tenta permanecer com uma atitude neutra, mesmo que te apareça a melhor carta à frente. Faz as tuas escolhas, sem ligar ao que os outros dizem. Muitos jogadores tentam intimidar os outros. Mantendo-te calmo conseguiras sempre fazer a melhor escolha.
2º. Estratégia:
Ter uma estrategia é importante. Nao estou a dizer ja a teres antes de o draft sequer começar, pois isso ate podera ser mau. Mas convem seres coerente com os teus picks e pensar em certas coisas, como por exemplo, que um deck nao pode ter so criaturas, tem de ter removal tambem e etc. Uma coisa que tens de ter em atençao, e que podera revelar se importante é o facto de tu conseguires influenciar directamente a pessoa sentada a tua esquerda. Esse jogador ira escolher sempre de um booster depois de ele ter passado por ti (excepto no segundo, em que roda para a direita) e pode se aproveitar esse facto. Imagina que estas a draftar lor-lor-mor e estas a fazer picks baseados no branco e azul. Sabes que o jogador a esquerda esta a fazer verde, mas esta ainda indeciso sobre outra cor. Se lhe deixares passar uma carta que seja "bomba" em draft vermelha ou preta, quando for ele a passar para ti, ja nao estara interessado em picar as tuas cores... Mas lembra te sempre que tambem tu tens uma pessoa a tua direita, que te podera fazer o mesmo... Outra estrategia é o anti-pick, ou seja, picar tudo o que de bom apareça. Mas atençao, podes chegar ao fim e nao ter nada consistente. Mas certas coisas simplesmente nao podes deixar passar, é uma questao de conciliar as coisas. Ignora as raras: na grande maioria dos drafts, sao as comuns que decidem os jogos. A maioria das raras nao serve de nada em draft. Concentra te no que a carta faz e se da jeito ou nao e esquece a sua raridade.
3º. Mana curve:
Uma mana curve bem ajustada é muito importante, especialmente em draft, em que nao teras grandes mana fixers, tais como pains, duals, etc. Por isso, num deck de 40 cartas, normalmente usam-se entre 14 a 16 terrenos basicos. Depois entram outras variaveis ao barulho: O deck é mono ou multicolorido? Tens mesmo duas cores ou de uma so tens o splash? Como tal, no caso de ser multicolorido (em draft recomendo 2 cores como o ideal), tens de dar atençao a qual das cores é a predominante e ajustar o numero de terrenos. Se tens 17 cartas verdes e 7 cartas vermelhas, nao vais por 8 florestas e 8 montanhas, pois nao?
Toma tambem atençao que existem certas cartas que em constructed nao sao quase usadas, mas em draft sao espectaculares para te ajudarem quer a fixar o mana quer a darem te alguma aceleraçao.
Agora que estás preparado anda participar nos Drafts da loja, á Segunda Feira á noite, ás 21h. fazem parte da Liga.
Abraço.
1 comentário:
Enviar um comentário