André Moreira foi o vencedor do regional do porto. Fiz o report dos dois últimos jogos dele. A minha razão de escolha foi porque ele se apresentava com o deck que para mim representa as melhores hipóteses de qualquer jogador de se qualificar de momento, falo do SnowRamp RG (qualificando também um dos “nossos” de Coimbra, Dinis Binnema). E a minha intuição não me enganou, foi ele mesmo a ganhar o torneio. Um jogador altamente inexperiente em termos de grandes, como em conversa me revelou, jogando com um deck excelente e um pouco de sorte à mistura ao meio (tomates, como concordaríamos os dois a meio da sexta ronda, em que vai com uma mão com 5 terrenos e 2 cartas jogáveis, sendo uma das quais um into the north. Hurray for the treetops i say).
E assim se qualificou, aos saltos pela sala fora, desapareceu (a boleia chamava) sem sequer receber grandes parabéns, com os seus amigos. Este jogador de Gondomar simplesmente qualificou se no seu primeiro regional, um regional de 112 pessoas e com pelo menos uns 30 bons jogadores capazes de conseguir o apuramento, dos quais alguns que já cá andam à imenso tempo e com historial de nacionais e competições.
Aqui vai o report então, para não maçar mais. (em dois tipos de narração diferente, para vários gostos.)
Começa André Moreira (A), com um 18 no dado, num jogo contra Fadas, de Fábio marques (F), jogador que fez alguns erros crassos, mas que jogou bem no entanto, controlando sempre o jogo, infelizmente não chegando contra os top decks do adversário.
Turno 1:
O A joga treetop e passa.
F joga underground river e passa.
2º Turno:
A faz segundo land drop e faz into the north, na típica estratégia de SnowRamp.
F joga bitter, para um bom arranque.
3º Turno:
A: segundo into the north, entra um mouth of ronom como land drop, e passa.
F: token de fada entra, mete ancestral vision. Não falha land drop. Não sei se ele teria o ancestral na mão já, mas supus que não, visto ao nível a que estávamos.
4º Turno:
A: joga garruk e desvira duas terras. Estava com a versão com garruk no mainboard, o que o ajudou por diversas vezes. Faz mais um into the north. Terrenos não faltavam.
F: entra segundo token de fada da bitter e baixa um mutavault. Ataca com um token de fada. Baixa uma mistbind clique mas morre para o mouth of ronom que tava na mesa.
5º Turno:
A: mete token besta do garruk na mesa
F: entra outro token e ataca com o token que estava na mesa no garruk. Mete a segunda blossom.
6º Turno:
A: ataca com a besta e não é bloqueado. Mete kitchen fink, mas é anulado por uma fada que anula. Ele faz firespout em resposta e mata tudo na mesa. Mete outra besta do garruk e passa.
F: Passa. Entram 2 tokens.
7º Turno.
A: ataca a besta sem ser bloqueado. Faz primal mas é anulado por runesnag.
F: entram 2 tokens, entra ancestral e ataca com mutavault e um token. O adversário coloca uma treetop pra bloquear e ele faz Scion of oona em resposta. Morre muta e treetop. A vida já ia nos 5.
A: final do turno, faz thresher e mata a mesa.
8º Turno:
A: ataca com besta e thresher.
Acaba o primeiro jogo.
Sideboard.
(mandam se uns bifes ao head judge, mandam se outros entre jogadores, tudo no convivio)
Segundo jogo:
1º Turno:
F: faerie conclave
A: treetop
2º Turno:
F: bitter
A: treetop
3º Turno:
F: duas ancestrals na mesa e token de fada.
A: treetop e into the north
4º Turno:
F: mais um token fada e ataca com token e dois conclaves.
A: Garruk e desvira terrenos.
5º Turno:
F: mais um token. Ataca com conclave mais 2 tokens no garruk.
A: Mete mouth of ronom. Faz comando verde e ganha 7, busca um cloudthresher.
6º Turno:
F: mete token. (16 de vida). Ataca com tokens.
A: baixa garruk e desvira terras.
7º Turno:
F: token. Resolvem as ancestrals. Mata o garruk com um ataque de fadas.
A: Fire Spout (limpa 5 tokens). Activa treetop e ataca. O adversário responde com vendilion clique e manda lhe um primal pró fundo. Faz pacto preto na treetop e mete uma scion no final do turno.
8º Turno:
F: paga o pacto. Mete token. Ataca com as fadas, a vendilion e scion.
A: thresher evoque, respondido por comando críptico, terreno pra mão e anula. Responde com firespout e limpa a mesa.
9º Turno
F: token e ataca com muta.
A: garruk, respondido por vendilion clique, manda finks pró fundo e depois faz contra ao garruk com comando críptico e compra carta. O adversário responde com skred no vendilion e ataca com treetop.
10º Turno:
F: token na mesa.
A: activa treetop e ataca. Bate no muta fada e conclave. Ele responde com Skred e o oponente anula com fada que anula.
11º Turno
F: token. Passa
A: ataca com treetop, é bloqueado por fadas.
12º Turno
F: token. Ataca com fada e com conclave deixando o oponente a 11 de vida.
A: mete finks mas é anulado por fada que anula.
13º Turno
F: token. A 6 de vida, coloca uma ancestral vision e ataca com duas fadas, uma sílfide e 1 conclave. O oponente fica a 6 de vida.
A: passa.
14º Turno
F: ataca com tudo mas o conclave é morto por um mouth of ronom.
A: Harmonize a 3 de vida. Não sai nada para salvar o jogo.
Acaba o jogo. 1-1
3ª Ronda:
fábio faz mulligan de 6. Depois de alguns land drops de primeiro turno, andré joga uma wall of roots e o fábio uma bitter ao segundo turno, novamente. Colossus entra e ataca pra 8 de dano. Fábio a 10 de vida por causa da bitter responde ao segundo ataque do colossus com uma mist bind clique na bitter champion, andré responde com 2 skreds na mist bind e então entram 4 de dano do colossus. A bitter de volta ao jogo mete o fábio a 5 de vida que ataca pró primeiro dano com 2as fadas. André ataca novamente com colossus que é respondido com uma sílfide apenas pra bloquear. Aqui já se via o desespero de fábio. André no mesmo turno ainda coloca um garruk e ainda mete uma besta em jogo do mesmo. Fábio coloca um scion no final do turno e ataca com duas fadas. Aqui encontrava se a 4 de vida. André ataca com colossus, fábio responde com sílfide pra bloquear como foi antes e bloca o colossus. André ainda alveja o scion com um skred e consegue. Fábio ataca com 4 fadas, desesperado a 3 de vida.
Aqui entram em turnos. No turno zero, andré baixa wall of roots e ainda primal, mas este é anulado por um criptic que vira as criaturas do André, que termina com um firespout limpando a mesa de fadas. O garruk desvira 2 terrenos.
No 3º turno de 5, andré ataca com colossus que é respondido por um criptic que vira as criaturas e ainda compra carta. André responde com cloudthresher e o fábio morre finalmente para a sua bitter.
ULTIMA RONDA. Decisiva porque andré estava com 15 pontos apenas, e os pretendentes a top8 pra qualificação tinham 3 pessoas com 16 pontos já – dois dos quais haviam feito ID, e outros jogavam pela qualificação. Depois de tentativas do seu oponente de espinho Miguel Azevedo de empatar, André arrisca e vai a jogo, sem medo. Miguel responde “jogo é jogo”, e alinha no desafio.
Começa
Miguel começa com land drop de treetop e llanowar elf em segundo turno. André responde com land drop e wall of roots. Continua com mais uma wall e finks. Miguel coloca muta em jogo e mete vanquisher.
No 4º turno, Miguel ataca com vanquisher e llanowar após baixar um imperious perfect. É bloqueado por um finks e o llanowar na wall. André ataca com finks e dá dois de dano, faz então um firespout e limpa a mesa, Miguel mete civic e mais um llanowar e passa. andre mete um garruk e desvira os terrenos, e o adversário coloca um colossus mas este morre para um ronom.
No 6º turno, andré coloca um bogardan hellkite, surpreendendo todos á volta que não conheciam o André, o bogardan mata os elfos e ataca pra 5 de dano. Miguel mete um vanquisher não sabendo muito bem que fazer mais. Hellkite ataca e o garruk mete besta na mesa, mas o Miguel faz comando preto na besta e mete imperious na mesa. No seu turno ataca com vanquisher a 4 de dano, mas o hellkite ataca turno a seguir e mata o Miguel, que ficou com mesa limpa com um firespout de André.
Passam pra um segundo jogo. André faz mulligan, não sei se de propósito ou não, visto que faltavam 12 minutos para acabar a ronda. Julgo que nao tenha sido intencionado, se bem que ele encontrava se muito calmo para alguém a mulligan a 5. começou o Miguel com land drop e toughtsize no segundo turno que arranca a André um firespout. André mete land drops e faz harmonize (e não compra 5 cartas:P). Miguel ataca com treetop e baixa mutavault. O andré coloca finks e leva a seguir com um thoughtsize mas este só tem terras na mão. Ataca o muta e entra.
Ao 5 turno Miguel mete goyf mas este é respondido com skred que destrói o goyf. Depois ataca com treetop, finks e faz into the north. O Miguel a 7 de vida mete colossus e leva ponto de dano do llanowar wastes. André responde no seu turno com colossus dele e ataca com finks que bate no colossus. Miguel faz shriekmaw (moc, com diz o mário) e mata o finks. André bate com o colossus no colossus do Miguel mas o de andré fica vivo por inchar pra 8-8. Miguel abdica sem hipótese a 6 de vida e o andré ainda a 18.
E assim se qualificou andré Moreira, com jogos entusiásticos. No meio de trocas na mesa ao lado, um puto chato que não se calava e bifes diversos para o arbitro, para o puto chato e por parte do mesmo, entre outros. Um gajo cai duma cadeira que apenas tinha 3 perna e é a risota de todos e pessoal qualifica se.
Fica a perda de mário Abreu, que quase se qualificou com fadas, mas que por erro próprio de deck list perdeu na 6 ronda e saiu fora. Ruben correia também não esteve mal por ter fica em 13º no seu segundo regional, com um deck sem goyfs ou mutas e com ram gangs pra enganar. Eu dropei pra fazer trocas apos encontro com um deck malhoso que nunca tinha playtestado e que me lockou de forma estranha com um vesuvan shapeshifter, enfim, fiz muito negocio, abri no booster um mystic gate que logo vendi mesmo á entrada e conheci montes de malta fixe e fiz pub á loja.
Parabéns André, que no teu primeiro regional logo o ganhaste, no porto, que é complicado.
(ficaram pra cenas do além a aparição de Aguiar – pra quem se lembrar do mesmo –, um monte de random putos que gostavam de especular sobre o valor das cartas (mandei mta gente é merda, lol), e uma primeira ronda dita os pairings em voz alta por parte do arbitro, com no meio um gritos de BINGO! Pelo meio. No final ainda fiz bons negócios, comprando cartas e trocando e vendendo.)
assim foi o regional do porto, com excelente organização, sem nada a ver com Coimbra, enfiados dentro de uma sala pequena e sem condições. Hotal tuela é brutal e mesmo ao lado do shopping, onde muitos de nos fomos almoçar e ver as miúdas que por ai andavam. Os sofás do hall de entrada eram uma maravilha e mal cheguei fui o segundo a inscrever me no regional, sem grandes reboliços ou sermões do arbitro.
E assim se qualificou, aos saltos pela sala fora, desapareceu (a boleia chamava) sem sequer receber grandes parabéns, com os seus amigos. Este jogador de Gondomar simplesmente qualificou se no seu primeiro regional, um regional de 112 pessoas e com pelo menos uns 30 bons jogadores capazes de conseguir o apuramento, dos quais alguns que já cá andam à imenso tempo e com historial de nacionais e competições.
Aqui vai o report então, para não maçar mais. (em dois tipos de narração diferente, para vários gostos.)
Começa André Moreira (A), com um 18 no dado, num jogo contra Fadas, de Fábio marques (F), jogador que fez alguns erros crassos, mas que jogou bem no entanto, controlando sempre o jogo, infelizmente não chegando contra os top decks do adversário.
Turno 1:
O A joga treetop e passa.
F joga underground river e passa.
2º Turno:
A faz segundo land drop e faz into the north, na típica estratégia de SnowRamp.
F joga bitter, para um bom arranque.
3º Turno:
A: segundo into the north, entra um mouth of ronom como land drop, e passa.
F: token de fada entra, mete ancestral vision. Não falha land drop. Não sei se ele teria o ancestral na mão já, mas supus que não, visto ao nível a que estávamos.
4º Turno:
A: joga garruk e desvira duas terras. Estava com a versão com garruk no mainboard, o que o ajudou por diversas vezes. Faz mais um into the north. Terrenos não faltavam.
F: entra segundo token de fada da bitter e baixa um mutavault. Ataca com um token de fada. Baixa uma mistbind clique mas morre para o mouth of ronom que tava na mesa.
5º Turno:
A: mete token besta do garruk na mesa
F: entra outro token e ataca com o token que estava na mesa no garruk. Mete a segunda blossom.
6º Turno:
A: ataca com a besta e não é bloqueado. Mete kitchen fink, mas é anulado por uma fada que anula. Ele faz firespout em resposta e mata tudo na mesa. Mete outra besta do garruk e passa.
F: Passa. Entram 2 tokens.
7º Turno.
A: ataca a besta sem ser bloqueado. Faz primal mas é anulado por runesnag.
F: entram 2 tokens, entra ancestral e ataca com mutavault e um token. O adversário coloca uma treetop pra bloquear e ele faz Scion of oona em resposta. Morre muta e treetop. A vida já ia nos 5.
A: final do turno, faz thresher e mata a mesa.
8º Turno:
A: ataca com besta e thresher.
Acaba o primeiro jogo.
Sideboard.
(mandam se uns bifes ao head judge, mandam se outros entre jogadores, tudo no convivio)
Segundo jogo:
1º Turno:
F: faerie conclave
A: treetop
2º Turno:
F: bitter
A: treetop
3º Turno:
F: duas ancestrals na mesa e token de fada.
A: treetop e into the north
4º Turno:
F: mais um token fada e ataca com token e dois conclaves.
A: Garruk e desvira terrenos.
5º Turno:
F: mais um token. Ataca com conclave mais 2 tokens no garruk.
A: Mete mouth of ronom. Faz comando verde e ganha 7, busca um cloudthresher.
6º Turno:
F: mete token. (16 de vida). Ataca com tokens.
A: baixa garruk e desvira terras.
7º Turno:
F: token. Resolvem as ancestrals. Mata o garruk com um ataque de fadas.
A: Fire Spout (limpa 5 tokens). Activa treetop e ataca. O adversário responde com vendilion clique e manda lhe um primal pró fundo. Faz pacto preto na treetop e mete uma scion no final do turno.
8º Turno:
F: paga o pacto. Mete token. Ataca com as fadas, a vendilion e scion.
A: thresher evoque, respondido por comando críptico, terreno pra mão e anula. Responde com firespout e limpa a mesa.
9º Turno
F: token e ataca com muta.
A: garruk, respondido por vendilion clique, manda finks pró fundo e depois faz contra ao garruk com comando críptico e compra carta. O adversário responde com skred no vendilion e ataca com treetop.
10º Turno:
F: token na mesa.
A: activa treetop e ataca. Bate no muta fada e conclave. Ele responde com Skred e o oponente anula com fada que anula.
11º Turno
F: token. Passa
A: ataca com treetop, é bloqueado por fadas.
12º Turno
F: token. Ataca com fada e com conclave deixando o oponente a 11 de vida.
A: mete finks mas é anulado por fada que anula.
13º Turno
F: token. A 6 de vida, coloca uma ancestral vision e ataca com duas fadas, uma sílfide e 1 conclave. O oponente fica a 6 de vida.
A: passa.
14º Turno
F: ataca com tudo mas o conclave é morto por um mouth of ronom.
A: Harmonize a 3 de vida. Não sai nada para salvar o jogo.
Acaba o jogo. 1-1
3ª Ronda:
fábio faz mulligan de 6. Depois de alguns land drops de primeiro turno, andré joga uma wall of roots e o fábio uma bitter ao segundo turno, novamente. Colossus entra e ataca pra 8 de dano. Fábio a 10 de vida por causa da bitter responde ao segundo ataque do colossus com uma mist bind clique na bitter champion, andré responde com 2 skreds na mist bind e então entram 4 de dano do colossus. A bitter de volta ao jogo mete o fábio a 5 de vida que ataca pró primeiro dano com 2as fadas. André ataca novamente com colossus que é respondido com uma sílfide apenas pra bloquear. Aqui já se via o desespero de fábio. André no mesmo turno ainda coloca um garruk e ainda mete uma besta em jogo do mesmo. Fábio coloca um scion no final do turno e ataca com duas fadas. Aqui encontrava se a 4 de vida. André ataca com colossus, fábio responde com sílfide pra bloquear como foi antes e bloca o colossus. André ainda alveja o scion com um skred e consegue. Fábio ataca com 4 fadas, desesperado a 3 de vida.
Aqui entram em turnos. No turno zero, andré baixa wall of roots e ainda primal, mas este é anulado por um criptic que vira as criaturas do André, que termina com um firespout limpando a mesa de fadas. O garruk desvira 2 terrenos.
No 3º turno de 5, andré ataca com colossus que é respondido por um criptic que vira as criaturas e ainda compra carta. André responde com cloudthresher e o fábio morre finalmente para a sua bitter.
ULTIMA RONDA. Decisiva porque andré estava com 15 pontos apenas, e os pretendentes a top8 pra qualificação tinham 3 pessoas com 16 pontos já – dois dos quais haviam feito ID, e outros jogavam pela qualificação. Depois de tentativas do seu oponente de espinho Miguel Azevedo de empatar, André arrisca e vai a jogo, sem medo. Miguel responde “jogo é jogo”, e alinha no desafio.
Começa
Miguel começa com land drop de treetop e llanowar elf em segundo turno. André responde com land drop e wall of roots. Continua com mais uma wall e finks. Miguel coloca muta em jogo e mete vanquisher.
No 4º turno, Miguel ataca com vanquisher e llanowar após baixar um imperious perfect. É bloqueado por um finks e o llanowar na wall. André ataca com finks e dá dois de dano, faz então um firespout e limpa a mesa, Miguel mete civic e mais um llanowar e passa. andre mete um garruk e desvira os terrenos, e o adversário coloca um colossus mas este morre para um ronom.
No 6º turno, andré coloca um bogardan hellkite, surpreendendo todos á volta que não conheciam o André, o bogardan mata os elfos e ataca pra 5 de dano. Miguel mete um vanquisher não sabendo muito bem que fazer mais. Hellkite ataca e o garruk mete besta na mesa, mas o Miguel faz comando preto na besta e mete imperious na mesa. No seu turno ataca com vanquisher a 4 de dano, mas o hellkite ataca turno a seguir e mata o Miguel, que ficou com mesa limpa com um firespout de André.
Passam pra um segundo jogo. André faz mulligan, não sei se de propósito ou não, visto que faltavam 12 minutos para acabar a ronda. Julgo que nao tenha sido intencionado, se bem que ele encontrava se muito calmo para alguém a mulligan a 5. começou o Miguel com land drop e toughtsize no segundo turno que arranca a André um firespout. André mete land drops e faz harmonize (e não compra 5 cartas:P). Miguel ataca com treetop e baixa mutavault. O andré coloca finks e leva a seguir com um thoughtsize mas este só tem terras na mão. Ataca o muta e entra.
Ao 5 turno Miguel mete goyf mas este é respondido com skred que destrói o goyf. Depois ataca com treetop, finks e faz into the north. O Miguel a 7 de vida mete colossus e leva ponto de dano do llanowar wastes. André responde no seu turno com colossus dele e ataca com finks que bate no colossus. Miguel faz shriekmaw (moc, com diz o mário) e mata o finks. André bate com o colossus no colossus do Miguel mas o de andré fica vivo por inchar pra 8-8. Miguel abdica sem hipótese a 6 de vida e o andré ainda a 18.
E assim se qualificou andré Moreira, com jogos entusiásticos. No meio de trocas na mesa ao lado, um puto chato que não se calava e bifes diversos para o arbitro, para o puto chato e por parte do mesmo, entre outros. Um gajo cai duma cadeira que apenas tinha 3 perna e é a risota de todos e pessoal qualifica se.
Fica a perda de mário Abreu, que quase se qualificou com fadas, mas que por erro próprio de deck list perdeu na 6 ronda e saiu fora. Ruben correia também não esteve mal por ter fica em 13º no seu segundo regional, com um deck sem goyfs ou mutas e com ram gangs pra enganar. Eu dropei pra fazer trocas apos encontro com um deck malhoso que nunca tinha playtestado e que me lockou de forma estranha com um vesuvan shapeshifter, enfim, fiz muito negocio, abri no booster um mystic gate que logo vendi mesmo á entrada e conheci montes de malta fixe e fiz pub á loja.
Parabéns André, que no teu primeiro regional logo o ganhaste, no porto, que é complicado.
(ficaram pra cenas do além a aparição de Aguiar – pra quem se lembrar do mesmo –, um monte de random putos que gostavam de especular sobre o valor das cartas (mandei mta gente é merda, lol), e uma primeira ronda dita os pairings em voz alta por parte do arbitro, com no meio um gritos de BINGO! Pelo meio. No final ainda fiz bons negócios, comprando cartas e trocando e vendendo.)
assim foi o regional do porto, com excelente organização, sem nada a ver com Coimbra, enfiados dentro de uma sala pequena e sem condições. Hotal tuela é brutal e mesmo ao lado do shopping, onde muitos de nos fomos almoçar e ver as miúdas que por ai andavam. Os sofás do hall de entrada eram uma maravilha e mal cheguei fui o segundo a inscrever me no regional, sem grandes reboliços ou sermões do arbitro.